CGU coloca Lorena em 1º lugar em Transparência de SP
02/01/2019 09:49 em Cidadania

A Prefeitura reafirma, em nota oficial, que o compromisso com a transparência pública é prioridade na atual gestão. “Prova disso é o 1º lugar que o município ocupa no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), entre as cidades do Estado de São Paulo”, explica a administração municipal. Com a nota 9,51, a cidade é destaque paulista da avaliação, feita entre julho e novembro. No total, foram avaliados 691 municípios com mais de 50 mil habitantes do Brasil.

Consta da nota:

“A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360° houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet), como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras.

O prefeito Fábio Marcondes destacou o empenho da administração em atuar com transparência e com responsabilidade. “Ter uma relação transparente com a população é primordial, torna o governo municipal mais participativo e mostra nosso compromisso com o bom uso do dinheiro público”, disse.

Todos os itens avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil. No site http://transparencia.gov.br/brasiltransparente, o cidadão encontra a avaliação de todos os municípios participando”.

Publicado por Guilherme Costa 

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Portal de Notícias Olorenense  

Imagem: Divulgação Olorenense

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!