Nutricionista Joice Campos concede entrevista para a Mostra Tecnológica UNIFATEA
18/11/2022 09:40 em Educação

A profissional ressalta a importância de participar de movimentos como a Mostra para democratização do conhecimento.

 

Por: Joice Carla Marques

 

O que a pauta nutrição pode ter sinergia com uma Mostra Tecnológico? O conceito pode causar estranheza, mas estão extremamente conectados. A ampliação dos espaços de discussão possibilita o acesso de informações confiáveis a públicos diversos, conforme argumentou a nutricionista Joice Campos aos alunos organizadores do evento.

 

Os alimentos podem causar impactos hormonais?

R: Sim, ainda mais com o aumento dos alimentos industrializados (ricos em farináceos e açúcar) que colaboram para o aumento do hormônio insulina. Estas substâncias, em taxas mais altas, desregulam todo o funcionamento fisiológico do corpo. Um exemplo comum é a primeira menarca da mulher, que atualmente está ocorrendo na faixa de 9/10 anos, já com um desenvolvimento muito avançado e além do esperado. Diante disso, nos dias de hoje, temos alimentos com muita adição de transgênicos e agrotóxicos mudando completamente nossos genes, fazendo alterações metabólicas prejudiciais à nossa saúde.

 

Quais as principais funções do nutricionista?

R: A função do nutricionista vai muito além do Emagrecimento. Nosso papel é a prevenção de doenças futuras, transformar hábitos alimentares não saudáveis em bons hábitos, melhorando não só a alimentação mas a disposição do paciente, a qualidade de sono e autoestima.

 

Qual a importância do acompanhamento nutricional na manutenção de uma vida saudável?

R: A importância do acompanhamento é primordial para ter uma alimentação equilibrada com os macros e os micronutriente que cada indivíduo necessita, encaixando- os de forma ideal de acordo com a realidade de cada um, sempre priorizando comida de verdade e trabalhando na prevenção ou tratamento de doenças.

 

Quais fatores são levados em consideração ao elaborar um cardápio alimentar para alguém? É possível comer um alimento saudável e liberar hormônio da felicidade igual ao se alimentar de fast-food?

R: O fator mais importante sem dúvidas,  é a elaboração de uma dieta no qual o paciente consiga fazê-la, pois de nada adianta eu passar uma dieta fora da realidade e que no final não será seguida pelo paciente. É totalmente possível comer alimentos saudáveis como frutas e vegetais e ter a liberação de hormônios da felicidade como a serotonina, endorfina e  melatonina. As frutas que mais liberam esse hormônio é a banana, abacate, cacau em pó, abacaxi, entre outras. Porém é tudo um contexto que deve funcionar em conjunto, onde, a qualidade do sono e a prática de atividade física colaboram para melhorar ainda mais essa liberação de hormônios.

 

O que será observado e experimentado no stand 6? Isso trará consequências positivas?

R: No stand 6 irei falar sobre os benefícios desses alimentos para a nossa saúde e o quão importante é tê-los no nosso dia a dia para nos sentirmos bem durante o dia-a-dia. Com certeza terá consequências positivas pois cada pessoa poderá aprender e ter a consciência da importância da introdução dos alimentos saudáveis para a liberação de hormônio de felicidade e prazer durante os momentos da vida cotidiana.

 

Para você, qual a importância de participar de um evento institucional que busca o bem-estar social por meio das tecnologias atuais?

R: Para mim a importância de participar de um evento institucional é compartilhar todo meu conhecimento científico com várias pessoas, podendo levar informações que irão beneficiar a saúde da comunidade presente. Conteúdos com baseadas em estudos mais recentes da atualidade e com um nível de evidência elevado, pois nos últimos tempos estamos vivendo uma enxurrada de informações nas redes sociais que não são verídicas, colaborando para confundir no que devemos tomar como seguimento.

 

Ficou interessado? Continue nos acompanhando nas redes sociais @mtunifatea. Caso queira ser um parceiro, entre em contato com (12) 99261 1472 ou (12) 98192 4762.

 

Alunos sob supervisão dos professores dos cursos de Comunicação Social.

COMENTÁRIOS