Dia S: História de Piquete e Pontos Turísticos da “Cidade Paisagem” atraem turistas de todo o país
07/03/2024 18:23 em Educação

No próximo sábado, dia 9 de março, acontece a 18º edição do “Dia S”, evento que visa promover reflexões sobre solidariedade, sustentabilidade e cuidado com a vida. As atividades acontecerão na Praça Duque de Caxias em Piquete, a partir das 9h. Participam alunos, professores, colaboradores e parceiros e é possível graças a uma parceria entre Prefeitura Municipal e Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea.

O evento conta com visita aos moradores da cidade, carreata, lanches comunitários, plantio de muda, interação com a população, serviços e atendimentos gratuitos para a população, dança, educação, livros, músicas, e muito mais!

Para aquecer os preparativos, convidamos você a conferir conosco algumas curiosidades sobre a encantadora cidade de Piquete, a Cidade Paisagem que atrai turistas de todo o país, graças à sua posição privilegiada no sopé da Serra da Mantiqueira.

A História de Piquete

Inicialmente, a cidade de Piquete pertencia à paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena. Em 1741, um morador da região chamado Lázaro Fernandes abriu um caminho ligando o povoado de Nossa Senhora da Piedade até o arraial de Nossa Senhora da Soledade em Itajubá (atual Delfim Moreira). Com o passar do tempo, o “Bairro do Piquete” surgiu ao longo do caminho da Serra do Itajubá. A população começou a crescer, e a produção agrícola foi substituída pelo cultivo de café.

No dia 7 de maio de 1891, Piquete foi elevada à condição de Vila, com o nome de Vila Vieira de Piquete, após articulações políticas. Em 20 de dezembro de 1915, a Vila Vieira do Piquete teve a sua denominação alterada para Piquete.

O Santuário de São Miguel Arcanjo

Em 1865, os moradores de Piquete conseguiram uma autorização para construir uma capela dedicada a São Miguel. Com o tempo, a capela construída de taipa de pilão começou a receber inúmeros fieis que passavam pela cidade, não cabendo mais todas as pessoas ali.

Foi então que a população decidiu construir uma nova igreja, que foi inaugurada 1970 em estilo moderno, recebendo mais de 1000 fiéis.

Em 2017, ela se tornou oficialmente em um lindo santuário, que acolhe inúmeros peregrinos que passam pela cidade.

Os vitrais do santuário são coloridos, representando os arcanjos Gabriel e Rafael, iluminando o interior da igreja. No interior da igreja, encontramos a imagem de São Miguel esculpida em madeira.

O Mercado Municipal

O antigo prefeito Joracy Faury, teve como ideia de construir um mercado municipal na cidade de Piquete, iniciativa que agradou toda a população.

Em janeiro de 1956, em seu primeiro mandato, procurou o projetista Ilydio Moura da Silva, expondo o que pretendia. Após muitas conversas e acordos, Ilydio desenhou gratuitamente o Mercado de Piquete.

Durante a escolha para a compra o terreno para a construção do mercado, um grupo de vereadores foram convidados para o estudo e escolha do local destinado às obras.

O senhor Thomé Seraphim, estava loteando um terreno de sua propriedade próximo ao centro da cidade. Então, o prefeito Joracy Faury, os vereadores e Ilydio, o projetista, escolheram no primeiro momento, um terreno no centro da área loteada. Porém, no final, optaram por um à beira do Ribeirão Benfica, onde segundo deles, o mercado teria mais visibilidade.

A sua inauguração ocorreu anos depois, em 11 de agosto de 1962, contando com a presença do Governador Carvalho Pinto, acompanhado do ex-secretário de Agricultura do estado, José Bonifácio Coutinho Nogueira, candidato á sucessão do Governador, candidato ao Senado, o Prefeito Luiz Vieira Soares e sua esposa D. Conceição Godoy Soares, o coronel Flávio Ferreira Silva, diretor da FPV, o vereador José Armando de Castro Ferreira, presidente Da câmara, entre outras autoridades.

O evento foi um grande sucesso, e com o passar dos anos, o mercado se tornou o ponto de encontro dos piquetenses, ganhando bastante movimento nos finais de semana.

Desativado por décadas, hoje o Mercado Municipal de Piquete foi renovado, ganhando uma nova estrutura e uma linda reinauguração em 2023.

A família Seraphim ganhou um certificado da Prefeitura, em agradecimento pela doação do casal Thomé Serafim e Genoveva Seraphim à prefeitura para a construção do Mercado na década de 50.

A Praça da Bandeira

A antiga fábrica de pólvora, hoje conhecida como Fábrica Presidente Vargas, contribuiu para a urbanização de Piquete, criando vilas operárias, parques, praças e jardins, escolas, hospitais, pontes e monumentos. Em 1938, a fábrica adquiriu de herdeiros, o terreno para a edificação da Praça Duque de Caxias.

Construída juntamente com a Vila Duque, redirecionando a expansão da cidade, a Praça da Bandeira, também obra da fábrica, foi projetada em formato triangular, se tornando o centro da cidade.

Ela uniu o antigo Piquete coma Vila Duque, Vila da Estrela e as vilas São José e Esperança, passando a atrair diversos comerciantes no local.

Inaugurado em 1940, o primeiro prédio comercial instalado foi o posto Caloric, de Miguel Purcino Ferreira, contando com um grande salão no andar superior, bar, padaria e barbearia.

Anos depois, foram inaugurados outros bares, o hotel da família Brasilino e as lojas dos libaneses Elias e Nágila Hanks, os irmãos André e João Raffoul e o casal Thomé e Genoveva Seraphim, Michel e Elias Gons.

A praça se tornou um grande ponto de encontro e de reuniões políticas. Ali aconteciam os famosos desfiles cívicos e militares, e o Carnaval. Foram instalados os Clubes Comerciais.

Na praça, foi comemorado com grande concentração da população, o término da II Guerra Mundial, se tornando um grande momento histórico na cidade.

Participe conosco do Dia S!!!

 

Maria Eduarda Valentim

Estagiária - CECOM

 

COMENTÁRIOS