Lorena engajada no movimento de luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “QUEM AMA CUIDA”
14/05/2018 10:03 em Cultura

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência  Social (CREAS), realiza neste mês de maio a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização que a secretaria realiza todos os dias. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie.

Este ano o CREAS está realizando a Campanha nas Salas de Espera das Unidades Básicas de Saúde. Enquanto a população aguarda o atendimento de saúde, os profissionais da assistência, apresentam informações importantes sobre o tema; como por exemplo: onde denunciar, comportamentos da criança e do adolescente vítima de violência, etc.

Além das UBS, o CREAS irá dialogar com os profissionais da APAE e ADEFIL, com as famílias nos CRAS e alunos do curso técnico de enfermagem da escola Patrocínio de São José.

As pessoas que desejarem participar das rodas de conversa da Campanha de Enfrentamento e Combate à Violência Sexual podem acompanhar o cronograma e escolher uma UBS. É só comparecer.

Um pouco sobre a origem do dia 18 de maio:  O movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, tem como marco a data dia 18 de maio considerado o dia nacional de luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como dia de mobilização porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

Por Guilherme Costa 

Imagens: Divulgação Prefeitura de Lorena 

Fonte: Prefeitura de Lorena 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!