UNIFATEA recebe doação de livros de Yassuo Imai
07/04/2022 09:14 em Educação

Na manhã da última terça-feira, 5 de abril, o Centro Universitário Teresa D’Ávila recebeu, com muita alegria, a primeira parte da doação do acervo do Prof. Yassuo Imai. A solenidade teve início às 11h e aconteceu no hall do Prédio Teresa de Jesus, no UNIFATEA. Para prestigiar este momento, estiveram presentes a esposa de Yassuo, Sra. Guilhermina Imai; sua filha, Gisella Imai; a Reitora do UNIFATEA, Ir. Célia Regina Querido; a Vice-Reitora, Ir. Zenilde Fontes; Pró-Reitores, coordenadores, professores e colaboradores do UNIFATEA; empresários e representantes da imprensa da nossa região.O acervo conta com mais de 700 livros sobre Administração de Negócios, Métodos de Excelência e Confiabilidade Operacional, manuais e projetos em diversas línguas.

O material fazia parte da coleção de Imai, reconhecido pela experiência na identificação de métodos inovadores de gestão empresarial. Yassuo foi responsável pelo relacionamento Brasil/Japão na década de 70 e implantou o sistema de qualidade utilizado atualmente em nossas indústrias. Imai foi consultor com experiência internacional para empresas como a Unilever, Yamaha, Volkswagen, Coca-Cola, Votorantim, Nestlé etc. Em vida, o gestor liderou mais de 50 missões de estudo e levou mais de 1.200 empresários e executivos ao exterior em missões técnicas. Também foi responsável pela criação de megaeventos como QualiTech Brasil, Brasil Training, RH Brasil, Logistech, Fórum Empresarial de Logística e outros.

Em 2019, em visita ao UNIFATEA para o lançamento do livro “Caminho de Santiago – 800 km de diálogo entre pai e filha” pela Academia de Letras de Lorena, Imai anunciou que faria uma doação de parte de sua biblioteca pessoal para o Centro Universitário. Lamentavelmente, no início do ano de 2020, aos 81 anos, Imai nos deixou. Agora, por intermédio de sua família, sua intenção será cumprida.

A Reitora do UNIFATEA, Ir. Célia Regina Querido, deu início à solenidade com votos de gratidão, afirmando se sentir emocionada em poder participar desse momento tão singular. Ir. Zenilde Fontes, Vice-Reitora e Coordenadora do Parque Tecnológico do UNIFATEA, afirmou que “Ter acesso a cases de sucesso, nacionais e internacionais, sobre Administração de Negócios, vindos de um gestor que sistematizou este caminho, é de uma grandiosidade que não podemos mensurar!”.

A filha de Yassuo, Gisella Imai, pontuou que “Infelizmente meu pai não está aqui para fazer esta entrega pessoalmente, no entanto, ele comentou diversas vezes sobre o destino de seus livros. Os livros deste acervo contribuíram para a formação profissional do meu pai. Ele repetia sempre que ‘Um livro, seja técnico ou literário, é fonte rica de conhecimento teórico. Cabe a cada um de nós transformar esse conhecimento em uma ferramenta de trabalho ou de crescimento pessoal!’”.

O Prof. Claudius Dartagnan, grande amigo de Yassuo Imai, também teve a oportunidade de expressar seu carinho e admiração pelo colega. Dartagnan refrisou o quanto Imai era um homem de excelência e destacou alguns momentos importantes que viveram juntos. “Boa parte do que sei hoje, com muito orgulho, devo a ele. Aprendi muito. Ele me desafiou muito! Eu tentei, por muitas vezes, ser, minimamente, um homem de qualidade, para tentar me aproximar do nível de qualidade que ele tinha”.

Ao final, os responsáveis assinaram o termo que concede a doação para o Centro Universitário. Após, a família de Yassuo pôde conhecer os espaços da nossa Biblioteca onde serão armazenados os materiais do acervo. Atualmente, a Biblioteca Conde de Moreira Lima, localizada no interior do UNIFATEA, possui mais de 80 mil exemplares. O espaço também conta com uma seção de livros infantis e um acervo exclusivo dedicado às obras do escritor lorenense Péricles Eugênio da Silva Ramos.

Gisella Imai deixou uma mensagem aos jovens. “Leiam para ajustar a maneira como vocês olham o mundo. Leiam para entender como duas pessoas, lugares, coisas e ideias interagem. A leitura nos permite imaginar as coisas antes que elas aconteçam, e assim, podemos nos preparar para o que ainda pode vir. Em nome do meu pai, da nossa família, agradeço à Instituição por dar um novo lar a este acervo. Que ele possa servir de fonte de conhecimento e inspiração para as próximas gerações!”

O UNIFATEA agradece pela gentileza e o carinho da Sra. Guilhermina e de sua filha, Gisella. Yassuo Imai deixa uma herança inestimável para nossa comunidade acadêmica e empresarial. Com toda certeza, este acervo contribuirá para a formação técnica e profissional de inúmeras pessoas. Desejamos que todos possam ter a oportunidade de vivenciar, na teoria ou prática, o legado que Yassuo nos concedeu.

Fonte: unifatea.edu.br

 

COMENTÁRIOS