Prof. Nelson fala sobre os preparativos para o EIC 2022
20/10/2022 10:24 em Educação

O Prof. Dr. Nelson Tavares Matias foi ao Bom dia Cidade, apresentado por Eriberto Carvalho, para nos contar um pouco sobre o EIC 2022 realizado aqui no Unifatea.

EIC – Encontro de Iniciação Científica 2022 aborda o repensar e a evolução das pesquisas científicas na melhoria da vida em sociedade nos 200 anos da Independência do Brasil

Um mundo que possa se transformar constantemente precisa de atitudes, de perseverança e de conhecimento. Transformações constantes e duradouras dependem da ciência e de inovação. Para reunir esses transformadores do nosso mundo, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA realiza mais uma edição do Encontro de Iniciação Científica – EIC.

Este ano o evento tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O mesmo da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O EIC 2022 acontece de 16 a 19 de novembro, e as inscrições e submissões de trabalhos começam dia 26 de setembro. A submissão de trabalhos nos formatos Resumo e Completo vai até 30 de outubro, e pode ser feita no link https://www.doity.com.br/eic2022unifatea/. O encontro tem como ação propor à comunidade um processo de transferência de conhecimento e tecnologia, além de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e questionamento sobre a realidade com a finalidade de mostrar os valores da ciência e dos pesquisadores em sua rotina e os benefícios humanos em seu desafio local e global.

A organização do evento conta com os apoios do Parque Científico Tecnológico do UNIFATEA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A edição 2022 atende áreas tradicionais como Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação (Lato e stricto sensu). 

A novidade para este ano são os convites aos profissionais de mercado para realizarem seus Relatos Técnicos. “Este novo formato tem a pretensão de aproximar o profissional de mercado e a academia. O profissional que desejar trazer seu relato, poderá fazê-lo sem a necessidade de uma produção de conteúdo escrito, bastando informar o assunto que gostaria de apresentar. Acreditamos que isso poderá estimular o surgimento de novas parcerias”, diz professor Nelson Matias. 

 Produção e pauta: Rayanne Rodrigues.

Jornalista responsável e diretor geral: Evandro Luíz Fialho.

COMENTÁRIOS