Enfermagem conclui atividades do Outubro Rosa no Unifatea
01/11/2022 09:41 em Educação

O mês de outubro no UNIFATEA foi especial! Teve orientação e um trabalho constante de conscientização para as mulheres de todas as idades para prevenção, diagnóstico e combate ao câncer de mama.

O nosso Outubro Rosa teve atendimento, palestra e interação das alunas de Enfermagem com a Faculdade da Terceira Idade.  Ao longo do mês ações com a Santa Casa de Lorena, envolvendo as colaboradoras; na escola estadual Gabriel Prestes, com alunas e funcionárias e; no UNIFATEA com acadêmicas de todos os cursos e nossas colaboradoras foram realizadas. Em todos os momentos uma grande preocupação em informar, atualizar e mostrar os caminhos de prevenção.

Em todas as ações o objetivo foi alertar as mulheres sobre a importância do autoexame, mamografia e acompanhamento médico para que possam ter um diagnóstico precoce. Assim, o índice de mulheres que ficam sem tratamento por falta de informação diminui, aumentando também a possibilidade de cura para aquelas que receberam diagnóstico positivo.

Para a professora Mara Falavigna são vários os sinais que nosso organismo dá indicando algo fora do normal. “Por isso é importante fazer o autoexame, se conhecer, mas sempre buscar uma orientação e acompanhamento de profissional, e isso em qualquer idade e momento da vida”, comentou a professora e enfermeira.

Como parte da aprendizagem, os alunos puderam viver na prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula. Preparando os conteúdos, pesquisando sobre o assunto, estabelecendo dinâmicas e brindes. Dessa forma o ensino-aprendizagem acontece de forma efetiva, e nossos acadêmicos se apresentam cada vez mais preparados ao mercado de trabalho.

 

Índices

A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022). A mamografia é o único exame que aplicado em programas de rastreamento pode alcançar uma eficácia comprovada na redução da mortalidade da doença.

 

 

COMENTÁRIOS