Mostra Tecnológica do Unifatea, na próxima sexta-feira (25/11), contará também com stand de aromaterapia
21/11/2022 08:45 em Educação

No dia 25/11 o Centro Universitário Tereza D’Ávila – UNIFATEA – irá realizar a Mostra Tecnologia, evento que visa apresentar práticas e inovações nas áreas de tecnologia, entretenimento, saúde e bem-estar. As duas últimas áreas estão sendo preparadas pelos alunos do segundo período de comunicação social onde o objetivo é apresentar atividades que despertem os cinco sentidos ressaltando a necessidade de cuidados físicos e mentais.

Um dos stands disponíveis para visitação será o de aromaterapia, tema para o qual entrevistamos Alice Satin, aromaterapeuta formada e uma das sócias da Soovak.co, empresa de cosméticos naturais que atua há 5 anos na cidade de Guaratinguetá.

 

R: O que é a aromaterapia?

Alice: Bom, é a ciência que usa os óleos essenciais para o tratamento de questões do corpo e da mente. A aromaterapia é usada não só em benefício da saúde física mas também da saúde mental por isso os óleos essenciais eles são usados não só no corpo através de remédios, de cosméticos, que é o nosso caso aqui na Soovak, a gente usa os óleos desde o shampoo, do condicionador, sabonete, desodorante então torna o cosmético além de um produto de uso diário para limpeza e higiene também um tratamento para pele e um tratamento para as questões mentais.

O óleo essencial age além de uso tópico direto na pele o aroma ele vai direto para o córtex cerebral então ele age quase que imediatamente, se você usa um óleo de lavanda por exemplo que tem um efeito calmante, você cheirando óleo de lavanda aquelas moléculas que são complexas elas se encaixam no nosso córtex cerebral e são capazes de trazer um efeito psíquico que é de calma ou um óleo essencial de Alecrim que ajuda a ter foco e concentração. Conforme é a natureza daquela planta ela vai te trazer um benefício diferente.

 

R: E o que são óleos essenciais?

Alice: Eu gosto de começar dizendo oque não são. Óleo essencial não é uma essência, não é um cheirinho é muito comum as pessoas confundirem e chamarem óleo essencial de essência, que é uma substância sintética criada em laboratório com a função de ter cheiro, é um perfume sintético cheiroso e muitas vezes conforme a qualidade desse perfume sintético ele é altamente alergênico, causa mal-estar, enjôo, dor de cabeça e às vezes alergia na pele direto mesmo por conta da qualidade desse produto.

O óleo essencial por acaso é cheiroso mas a função dele não é só ser perfume, a função principal dele é ser um remédio, é ser um tratamento e ele é extraído da planta por 2 modos ou na destilação por arraste a vapor, onde você coloca parte da planta em uma caldeira e o vapor passa por entre as flores e depois condensa e do vapor condensado escorre o óleo essencial, ou na pressão como é o caso dos cítricos como laranja e limão, então você espreme a casca para extrair o óleo.

A gente extrai da planta uma característica que ela usa como defesa, que ela usa para repelir insetos e predadores, ele também é antifúngico, bactericida. E como ele é hiper concentrado a gente usa sempre em gotas e diluído em um outro óleo chamado que carreador, que no nosso caso são os cosméticos.

 

R: Quais são os benefícios e restrições da aromaterapia?

Alice: Um dos principais benefícios e a praticidade de se usar uma planta para tratamento de questões cotidianas. Aromaterapia é uma ciência que no Brasil inclusive é aplicada no SUS como um tratamento auxiliar, então ela ajuda nas questões de ansiedade, de estresse, questões de pele como dermatite e psoríase e tem a vantagem de ser rápido, o tratamento consegue efeitos psicológicos em poucos minutos e você consegue os efeitos tópicos em horas e dias conforme for a questão.

Fazendo uso seguro os óleos essenciais não possuem efeitos colaterais, uso seguro é por exemplo não pingar óleo diretamente na pele, pois pode causar queimaduras, evitar a ingestão direta, devem ser evitado o uso em bebês, grávidas, lactantes sem o acompanhamento de um aromaterapeuta. Por isso, fazendo um uso seguro é mais difícil de ocorrer algum efeito colateral.

 

R: Como utilizar a aromaterapia e os óleos essenciais no cotidiano?

Alice: Alguns registros indicam que no Egito antigo os óleo essencial já eram usados, então essa prática já é bem antiga, claro que hoje em dia temos formas mais eficientes de extrair esses óleos. Então nós sempre fizemos a cura por meio das plantas e da alimentação.

E o óleo essencial é um jeito mais prático de se usar as plantas, se eu estou, por exemplo, com cólica menstrual eu posso tomar um chá de melissa, se eu estou com dor de cabeça ou cansaço posso tomar um chá de hortelã e o que eu posso fazer com o chá eu posso usar na aromaterapia também, tanto pingar uma gota de óleo essencial de hortelã num colar difusor um difusor de ambiente ou simplesmente cheirar esse óleo essencial e ele ter um efeito direto no nosso córtex cerebral.

Uma dor de cabeça pode ser facilmente resolvida inalando um pouquinho de óleo essencial ou diluindo por exemplo no óleo de coco e passando nas têmporas, se estou com tosse eu posso usar óleo essencial de eucalipto, se estou precisando estudar longas horas e estou me sentindo cansada eu posso usar o óleo essencial de Alecrim para me trazer disposição física, para ajudar memória ou o contrário se eu estou ansiosa e dormindo mal posso usar a lavanda francesa para ajudar a diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono e assim eu conheço qual é a planta que faz mais efeito em mim e eu consigo fazer um tratamento para as questões cotidianas usando produtos naturais e de fácil acesso.

 

Entrevista realizada pelo aluno do primeiro ano de comunicação do Unifatea, João Victor 

Ficou interessado? Continue nos acompanhando nas redes sociais @mtunifatea. Caso queira ser um parceiro, entre em contato com (12) 99261 1472 ou (12) 98192 4762.

 

Alunos sob supervisão dos professores dos cursos de Comunicação Social.

COMENTÁRIOS