Unifatea realiza segundo Dia S em Lorena
05/12/2022 09:25 em Educação

Lorena recebeu neste sábado (03), a 12ª edição do Dia S. Realizado na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, no Centro, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, com o lema “O nosso jeito de cuidar da vida” levou para a população lorenense serviços, atendimentos e o carisma das Irmãs Salesianas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena.

Colaboradores, acadêmicos e professores, de todos os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado profissional, marcaram presença e se colocaram à serviço das pessoas e da comunidade se exercitando na solidariedade e se colocando gratuitamente a serviço das pessoas. Participaram deste ato de solidariedade os serviços públicos municipais de educação, esportes, serviço social, saúde, segurança, além de empresas como Sabesp, DBnet, Velloznet, instituições da região, Diocese de Lorena.

Na abertura do evento, no Bom Dia S, a idealizadora da ação, Irmã Zenilde Aparecida Fontes, vice-reitora do UNIFATEA, enfatizou a sinergia e união de todos. “Aqui do centro de Lorena em 2021 esse espírito ganhou força e passou por várias cidades. Dia S teve início com a chamada da pandemia, de nos isolar, com receio de sair de casa. Mas, como centro de ensino, pesquisa e extensão, era preciso pensar em novos tempos. Pensar sobre a vida e cuidado da vida. Nos comprometemos com as cidades por onde passamos com essa caravana da solidariedade, da sustentabilidade, mas ‘S’ também de sensibilidade para cuidar da vida das pessoas e do planeta”, disse Ir. Zenilde.

Uma das presenças especiais nesse dia foi do bispo de Lorena, Dom Wladimir Lopes. Em sua fala agradeceu a presença de todos e pediu as bênçãos de Deus. “Vamos todos agradecer a Deus por esta manhã, e por este Dia S, ‘S’ de semente, de saída ao encontro da população, e de salvação física e espiritual. Que possamos colher frutos, viver e conviver esta solidariedade cada vez maior.”

Esta edição foi a segunda do Dia S em Lorena, onde fica a casa do UNIFATEA, como destacou a reitora do Centro Universitário. “Queremos que a academia e serviços públicos se complementem, e que estejamos todos no lugar que devemos ocupar sempre em contato e a serviço da população. O papa Paulo VI dizia o novo nome da paz era solidariedade, e que o novo nome da solidariedade era paz. Que este momento signifique paz para a cidade de Lorena”, disse Irmã Célia Regina Querido.

O prefeito da cidade e todo o secretariado municipal, além de vereadores estiveram presentes. “Muito grato das ações que o UNIFATEA têm feito em Lorena. Se todas as instituições e pessoas que querem ver uma cidade melhor deveriam seguir as ações do UNIFATEA. Ao longo da manhã aconteceu uma visita motorizada de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município pelas ruas da cidade, além da presença de diversos conselhos municipais.

Para encerrar as atividades foi realizada a devolução da chave, dessa vez ela ficará sob os cuidados do UNIFATEA. “Entrega da chave tem a simbologia e os valores de manter a memória. Agora em dezembro retorna para nós, onde vamos ressignificar o dia, mas também retorna simbologia de todas as pessoas que ajudaram a construir o Dia. Gratidão a prefeitura de Lorena por cuidar tão bem do ideário deste Dia. Tudo isso só foi possível pois colaboraram com toda a infraestrutura”, agradeceu Irmã Zenilde Fontes.

               

Fonte: Unifatea

COMENTÁRIOS