Parque Tecnológico e Clínica Escola são declarados como Utilidade Pública
08/12/2022 09:15 em Educação

Na tarde desta terça-feira (06), a Câmara Municipal de Lorena aprovou por unanimidade o projeto de Lei que concedem à Clínica-Escola Irmã Irene e o Parque Tecnológico o título de Utilidade Pública.

O projeto, de autoria dos vereadores Wanessa Andréa e Fábio Longuinho, foi votado na 44ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Lorena, recebendo 15 votos favoráveis.

Na oportunidade, os vereadores manifestaram gratidão ao Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea. Segundo a vereadora Wanessa Andréa, é preciso considerar todo o atendimento gratuito oferecido pela Clínica as mais de quatro mil pessoas, na sua grande maioria, carentes de Lorena e região. A vereadora também mencionou o impulsionamento dos projetos que possibilitarão a geração de novos empregos e negócios do Parque Tecnológico Unifatea.

Fizeram uso da palavra parabenizando ambos os projetos os vereadores: Bruno Camargo, Bruno Ribeiro, Marcelo Alvarenga, Élcio Júnior e vereador Adilson, que na ocasião reforçou a destinação de verba via emenda impositiva para a Clínica-Escola, assim como a vereadora Wanessa Andréa. Também o vereador Bruno Ribeiro anunciou o envio de parte de verba da emenda para o Parque Tecnológico.

 

Parque Tecnológico

 

Inaugurado há um ano, se estabeleceu na cidade de Lorena, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social, científico e de inovação, impactando diretamente na geração de empregos do município e cidades vizinhas.

O Parque Tecnológico UNIFATEA tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico da região por meio da instalação de empresas (pré-incubação, incubação e startup) de base tecnológica, segmentos tradicionais e socioculturais, apoiando projetos empreendedores e oferecendo ambientes de inovação, tais como: Centro Tecnológico, Espaço Coworking, Espaço Recreativo de Convivência, Espaço de Criatividade e Sala de Projetos (Hubs de inovação). Em seu tempo de vida, já proporcionou projetos que beneficiaram diretamente a cidade de Lorena como: formação continuada, workshops gratuitos, eventos culturais, encontro de empresários, instalação da Blibioteca Yassuo Imai, referência em gestão da qualidade, entre outros.

 

Clínica-Escola Irmã Irene

 

Em funcionamento há 16 anos, a Clínica-Escola, atende gratuitamente moradores de Lorena e cidades vizinhas em situação de vulnerabilidade social. No total, são mais de quatro mil atendimentos anuais totalmente gratuitos de estomias (feridas de difícil cicatrização).

Cerca de 75% dos atendidos são pessoas idosas, que não teriam possibilidade deste tipo de atendimento específico por outro meio, já que se trata de uma especialidade do UNIFATEA.

 

Utilidade Pública

 

A Declaração de Utilidade Pública é um benefício regulamentado por meio da Lei nº. 2.574/80. As sociedades civis, as associações e as fundações constituídas no País com o fim exclusivo de servir desinteressadamente à coletividade podem ser declaradas de utilidade pública, desde que preencham alguns requisitos. Com a concessão de Utilidade Pública a entidade poderá firmar convênios com o Poder Público para obtenção de benefícios.

 

Fonte: Unifatea

COMENTÁRIOS