Alunos da EEL USP de Lorena oferecem curso preparatório para vestibular gratuito
07/02/2023 09:47 em Educação

Em 2011, universitários da EEL USP tiveram a ideia de criar um cursinho pré-vestibular gratuito na região de Lorena, o MACVEST, com o propósito de atender jovens que não tivessem condições de pagar um cursinho particular.

Em 2012, foram iniciadas as aulas na Escola Gabriel Prestes com 30 alunos. No primeiro ano de cursinho, dois alunos já foram aprovados na EEL USP e na UNESP em Araçatuba. 

Em 2017, foi criado também um cursinho preparatório para provas de ingresso em colégios técnicos, o MACVESTINHO. No seu primeiro ano de existência, 2018, o MACVESTINHO já possuía 45 voluntários e 60 alunos, resultando em 27 aprovações em colégios técnicos da região como COTEL (Colégio Técnico de Lorena), ETEC (Escola Técnica Estadual) e CTIG (Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá).

Por possuírem o propósito em comum, de criar oportunidades por meio da educação, em 2019, houve a união da gestão dos dois cursinhos constituindo a Marie Curie Vestibulares. O projeto tem como objetivo buscar, por meio da educação, a criação de oportunidades para jovens que não tem condições de custear um cursinho preparatório para vestibular.

As inscrições para o processo seletivo para participar das aulas oferecidas pelo projeto começaram no dia 30 de janeiro e vai até o dia 03 de março. Serão oferecidas 80 vagas para o MACVEST e 60 vagas para o MACVESTINHO.As aulas começarão no dia 13 de março de 2023.

Para falar sobre esse assunto, o radialista e jornalista Eriberto Carvalho conversou com Fabiola de Faria, aluna de Engenheira química na EEL USP e atual presidente do projeto Marie Curie Vestibulares.

Mais informações no site: mariecurievestibulares.com

Confira a entrevista!

 

COMENTÁRIOS