O Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA realiza, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2025, a 22ª edição do Encontro de Iniciação Científica (EIC), que neste ano traz como tema central “Cultura Oceânica e Sustentabilidade”. O evento está alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e reforça a importância dos oceanos para o equilíbrio ambiental, social, econômico e cultural do planeta.
Além das apresentações de iniciação científica, o EIC 2025 também integra a 20ª Mostra de Pós-graduação, a 12ª Mostra de Extensão e os Seminários de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação (PPG-DTI). A expectativa é reunir cerca de 200 trabalhos científicos, com a participação de estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação.
Neste segundo dia de atividades, professores e alunos seguem imersos em debates, apresentações e trocas de experiências que fortalecem a pesquisa e o compromisso do UNIFATEA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Hoje, conversamos com representantes do curso de Enfermagem que estão participando ativamente desta edição: os alunos Matheus Ayres dos Santos, Claudia de Paula Bonifácio do Prado e Weverton Nunes, juntamente com as professoras Ana Beatriz da Silva Morita e Marcela Pinheiro, que falam sobre seus trabalhos, experiências e a importância da pesquisa científica na formação em Enfermagem.