Cinefest Gato Preto leva Novena Cinematográfica até moradores do Vale
02/10/2018 09:29 em Cinema

 

O maior festival de cinema do Vale do Paraíba traz mais uma novidade: a Novena Cinematográfica. A intenção do projeto é realizar sessões na casa do Vale do Paraíba, em 3 finais de semana que antecedem o Cinefest Gato Preto, realizado nos dias 5 a 11 de novembro.

O Cinefest Gato Preto ocorre anualmente e está em sua 14ª edição. O festival conta com participação de cineastas amadores para sua concretização. O projeto tem o objetivo de promover conhecimento acerca do mundo cinematográfico, além de incentivar a criatividade de seus participantes com propostas independentes.

“Quem recebe a Novena Cinematográfica do Gato Profeto oferece a TV (ou computador, ou projetor ou o que tiver a disposição para exibir os filmes), um lanche (bolinho e café ou o que a pessoa puder oferecer) e convida a vizinhança e amigos. Nós preparamos uma sessão de curtas com até 60 minutos, levamos os filmes no formato adequado a cada ocasião e um dos realizadores para debater os filmes juntos com os convidados após a sessão. Entre o bolinho e o café, a prosa é sobre cinema. A ideia é buscar especialmente pessoas que tenham pouco contato com o cinema. Estamos formando um novo público. Queremos falar com os não convertidos”, explica o organizador do evento e cineasta Victor Fisch.

As exibições serão realizadas em casas diferentes sempre às sextas, sábados e domingos, totalizando assim 9 sessões. Será um dia em cada uma das cidades da “Rota da Fé”, região do Vale do Paraíba.

Segundo ele, o projeto foi inspirado nas tradicionais novenas, que consiste em uma celebração em que uma santa é levada cada dia a casa de uma pessoa por nove dias, onde é recebida com carinho e com uma pequena recepção para vizinhos, preparada pela própria dona da casa devota à santa.

Qualquer pessoa pode indicar uma possível casa para receber a Novena Cinematográfica. Para isso devem enviar um e-mail para miau@cinefestgatopreto.com.br demonstrando o interesse em receber a atividade, ou se cadastrando pelo link https://goo.gl/forms/YBQqOJikwgPM7Uit1.

Em 2018, o Cinefest Gato Preto traz como novidade o Gato Lab (que incentiva projetos em estados primários, auxiliando em sua execução), a Novena Cinematográfica (que pretende divulgar de maneira mais pessoal o amor pelo cinema, indo de casa em casa na região) e o Itinerância Gato Preto (que vai em conjunto à Novena, levando os melhores filmes do festival para serem divulgados).

O evento é promovido pelo UNIFATEA (Lorena) – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila e Olga Arantes e Olga de Sá, organizadoras desde sua primeira edição em parceria com a produtora Trapézio Produções Culturais e a Travessia Filmes

 

Publicado Por Guilherme Costa 

Fonte: Unifatea Lorena 

Imagem; Divulgação Unifatea Lorena   

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!