Alunos UNIFATEA promoveram o evento “Semana da Cultura Brasileira”, que trouxe características das diferentes matrizes culturais brasileiras. Cerca de 600 convidados externos estiveram presentes, além da presença dos alunos. O evento foi realizado nos dias 29 de outubro, às 10h e 20h e no dia 30 de outubro, às 20h.
As apresentações fazem parte da disciplina de Antropologia Teológica e Cultural, ministrada pelo Mestre Pe. Pedro de Almeida Cunha. Na oportunidade, os alunos foram organizados em grupos e para cada grupo foi designado o estudo de uma determinada cultura, dentre elas Indígena, Africana e Imigrante. O evento trouxe artistas e grupos culturais para ilustrar as apresentações.
“Estamos conscientes que a Extensão é uma via de mão-dupla e uma maneira da comunidade acadêmica encontrar na sociedade uma oportunidade de elaborar a práxis de um conhecimento próprio, obtendo como retorno a reflexão teórica e o conhecimento”, afirma o professor da disciplina de Antropologia Teológica e Cultural do UNIFATEA, Mestre Pe. Pedro de Almeida Cunha.
Durante o mês de setembro, os alunos realizaram uma pesquisa bibliográfica gerando um documento base (Artigo Científico). Cada pesquisa tinha por objetivo alcançar os seguintes conteúdos: aspectos gerais da cultura, artísticos, culinários e religiosos.
Como etapa final, durante o mês de novembro os alunos irão finalizar seus trabalhos com uma partilha coletiva sobre tudo o que viveram nesse período, sobre seus aprendizados e por fim farão sua auto avaliação enquanto participantes efetivos desse acontecimento.
Publicado por Guilherme Costa
Fonte: Unifatea Lorena
Imagem: Divulgação Unifatea Lorena