Professores da rede municipal passam por capacitação
16/04/2019 08:59 em Cidadania

A última semana foi de formação e capacitação para os professores da rede municipal de ensino de Lorena. Com o intuito de melhorar o atendimento aos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista, eles que passaram, nos dias 8, 9 e 10 de abril, de um ciclo de palestras sob orientação da psicóloga Maria Fernanda Rodrigues da Silva, do Instituto CACAU (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo). O evento, que aconteceu no Teatro São Joaquim, em Lorena, contou com a participação de cerca de 500 profissionais, entre professores da cidade e de outros municípios vizinhos.

O Secretário de Educação de Lorena, Prof. Júlio Brebal, esteve presente na abertura da Semana Formativa. Na ocasião ele destacou a importância da parceria com o Instituto CACAU e agradeceu a equipe do CRE (Centro de Recursos Especiais).

“São muitos desafios que nos impõem o processo de inclusão! Mas temos uma equipe de profissionais de muita competência e interesse pela promoção do desenvolvimento de nossos educandos nesse processo”.

Para Analice Barboza, diretora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação de Lorena, um dos maiores desafios da educação, atualmente, é a inclusão. Todas as pessoas têm o direito ao acesso igualitário ao sistema de ensino. “Foi um momento especial de conhecimento, troca de experiências e enriquecimento profissional e pessoal, a inclusão, além de ser um dever, é um ato de amor ao próximo”, diz a profissional sobre o evento.

 

Transtorno do Espectro Autista

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Para se lembrar da complexidade que envolve o TEA, e da necessidade de se descontruir os mitos sobre a doença, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o mês de abril como o mês de conscientização do autismo, tendo o dia 2 como data principal. No Brasil, a data foi incluída no calendário oficial após a sanção da Lei 13652 de 2018.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Prefeitura de Lorena

 

Imagem: Divulgação Prefeitura de Lorena 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!