Encontro Internacional das Instituições de Ensino Superior das Filhas de Maria Auxiliadora
03/10/2019 09:28 em Cidadania

Por: Ir. Silvana Soares 

 

Nos dias 27 a 29 de setembro aconteceu em Copacabana, cidade metropolitana de Medellín, na Colômbia, o 3º Encontro Internacional das Instituições de Ensino Superior das Filhas de Maria Auxiliadora.

Estiveram presentes representantes das diversas instituições de Ensino Superior das FMA. O Unifatea se fez presente com a participação de Ir. Silvana Soares coordenadora da Pastoral Universitária juntamente com outros membros de duas faculdades das Filha de Maria Auxiliadora do Brasil localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

O encontro teve como objetivo principal aprofundar o tema: “Fazer redes entre as diversas Instituições de Ensino Superior das salesianas: instâncias e desafios para a educação hoje, na perspectiva do humanismo pedagógico salesiano”. Mais especificamente, as ações do encontro visavam partilhar experiências e reflexões sobre a necessidade de formar e ser uma rede de Instituições de Ensino Superiores das FMA dando continuidade ao caminho feito nos anos anteriores, com a intenção de definir algumas propostas concretas de colaboração, integração e de intercâmbio para os gestores, professores e alunos. 

O encontro favoreceu para que os participantes pudessem realizar diversas vivências que tinham em vista provocar um caminho de fortalecimento do conhecimento mútuo entre as instituições de Ensino Superior FMA. Os espaços de oração, de reflexão da Palavra de Deus inspirou o sentido para a construção da rede de Ensino Superior das FMA como possibilidade de partilha dos dons e de compromisso com a formação dos jovens universitários.  

Além dos momentos de aprofundamentos e estudos, o grupo também teve a oportunidade de conhecer o centro de formação continuada para professores o Mova da prefeitura de Medellín, algumas experiências educativas que são realizadas pelas salesianas como o teatro dos meninos de rua, danças e músicas protagonizadas pelos alunos do curso de formação de professores.

A compreensão e o conhecimento do contexto cultural, a formação de uma visão que considera a totalidade da realidade e da vida em conexão com as necessidades do tempo, a busca de construir o humanismo pedagógico salesiano, a inspiração pelos valores do encontro, do diálogo e da interculturalidade, a abertura para as diversas possibilidades de intercâmbios, de projetos educativos significativos que prepara para a vida são algumas das perspectivas que o Ensino Superior das FMA (salesianas) possui para o presente e o futuro da Instituição. O plano de ação é dar continuidade e articular na prática a Rede de Ensino Superior das FMA no mundo

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Unifatea

 

Imagem/Divulgação:Unifatea

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!