Com a chegada do verão o período de dias chuvosos aumentam e com isso a chance da proliferação do mosquito Aedes Aegypti crescem. Cidades da região estão se mobilizando desde já para impedir surtos de doenças causadas pelo mosquito como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Em Guaratinguetá agentes da saúde realizaram na manhã desta segunda-feira (19) visitas domiciliares pelo bairro Vila São José para acabar com focos do mosquito além de fazer a prevenção.
Já em Taubaté, a partir de hoje o Comando de Aviação do Exército realizará nos bairros com apoio dos agente o combate ao Aedes Aegypti. Neste ano a cidade registrou mais de 3.300 casos de dengue. Segundo a prefeitura, a intenção é que os militares convençam a população a abrirem as residências, já que há uma resistência da parte deles.
De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou ao longo de todo o ano 1.946.765 casos de dengue, zika e chikungunya, sendo que 1.475.940 foram casos de dengue. Havendo mais de 730 mortes em decorrência desses três vírus.
As recomendações para acabar com o Aedes Aegypti é ter uma rotina de limpeza semanal em residências e locais de trabalho, como não deixar focos de água parada em vasos de plantas, caixa d’água e entre outros, eliminando, desta forma qualquer possível criadouro de mosquito.
Por: Felipe Rodrigues.
Foto: Internet.