Meninos com 12 e 13 anos de idade já podem procurar as unidades de saúde de Lorena para serem imunizados gratuitamente contra o HPV. Serão duas doses de vacinas, com seis meses de intervalo entre elas.
Segundo a prefeitura, a estimativa é que 1.500 meninos sejam imunizados em 16 locais para vacinação, sendo dez Postos de Saúde da Família, com quatro Unidades de Saúde da Família na zona urbana e duas na zona rural da cidade.
Para meninas de 9 a 14 anos a imunização contra o HPV segue normalmente. Com o mesmo esquema feito para os meninos, de duas doses, com seis meses de intervalo.
É importante crianças e adolescentes, da idade indicada, imunizar-se, pois o HPV (Papilomavírus humano) é um vírus que atinge a pele e as mucosas, que causam verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus, por exemplo, e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.
O calendário anual de vacinação tem outra mudança, que é a inclusão da vacina para Meningite C, que também será aplicada em adolescentes na faixa de 12 e 13 anos, em dose única. Essa doença é caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou até mesmo levar à morte.
Por: Felipe Rodrigues
Foto: Internet