Na manhã desta quinta-feira (25), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promove o 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural. O evento, que traz o tema “O papel das rádios salesianas: desafios e oportunidades em um mundo conectado”, será o primeiro de uma sequência de 3 encontro distribuídos pelo ano de 2024. A iniciativa tem por objetivo viabilizar a socialização de experiências para ampliação das reflexões, debates e disseminação de ideias e propostas que contribuam para potencializar a comunicação em Rede.
Responsáveis pela Acolhida e contextualização do evento estão a Coordenadora Nacional de Comunicação, Ir. Maike Loes, e o Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos. “Um encontro reunindo comunicadores das rádios salesianas é importante, mesmo que no formato on-line, pois aproxima diferentes realidades, coloca as rádios ao centro das atenções enquanto Rede Salesiana Brasil, e gera maior protagonismo. Afinal, as rádios são espaços de comunicação, de informação, de educação e evangelização. Um encontro deste porte conjuga sinergia com sinodalidade, porque o caminho não precisa e nem deve ser trilhado sozinho, no caso, o caminho de uma rádio. É importante que as rádios salesianas se entendam como parte do todo, parte da Rede, parte do carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello”, comenta Ir. Maike. “Este encontro vem na sequência de outros momentos em que temos nos encontrado para partilhar experiências e assegurar uma crescente articulação entre as nossas emissoras”, completa Pe. João Carlos.
Como convidado ilustre, o 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural traz o Coordenador do Setor de Rádio da SIGNIS Brasil (Associação Católica de Comunicação), Felipe Zangari, o qual fará uma apresentação sobre a Signis Brasil e o projeto “Chama da Palavra”, além de abordar o tema principal do evento: “O papel das rádios salesianas: desafios e oportunidades em um mundo conectado”. “Penso que as instituições religiosas cumprem ainda - especialmente no Brasil – um papel fundamental na formação das consciências e na construção das bases da sociedade. Assim, esse esforço da Família Salesiana em capacitar as suas equipes de trabalho é louvável e merece ser difundido tanto mais for possível”, comenta Felipe.
Quando questionado se as rádios ainda desempenham um papel importante na sociedade, Felipe prontamente responde: “Nós temos dados muito confiáveis que mostram a relevância do rádio mesmo diante de tantas inovações de tecnologia da informação e da intensa mudança cultural que estamos vivenciando. Nesse sentido, e pela própria experiência das emissoras, não se pode duvidar desse valor”. Felipe comenta ainda que, diante dos desafios que as rádios enfrentam em um mundo conectado, é preciso ser estratégico. “Acho que o principal desafio é não perder a vocação – rádio é rádio, e para ser bem feito exige engajamento, talento, conhecimento e, sobretudo, paixão. As oportunidades são muitas, diante do contexto multiplataforma que nos cerca, mas é necessário ser estratégico porque investir em tecnologia é caro e não vai funcionar do mesmo jeito em cada contexto”.
O 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural ainda trará uma roda de conversa com a participação de representantes de algumas rádios salesianas: Evandro Luiz Fialho (Rádio Inova FM - São Paulo), Jocasta Comesaña (Rádio FM Dom Bosco - Fortaleza) e Débora Alves (Rádio FM Educativa UCDB - Campo Grande).
Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil