Agosto será dedicado à campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. De 04 a 31 deste mês,  as 10 ESF’s e 4 UBS’s de Lorena estarão abertas para aplicação das vacinas em crianças de 12 meses a menores de 5 anos.

Dentro da campanha, haverá dois dias de vacinação alusivos ao Dia D de mobilização, são eles no dia 04 e 18, dois sábados. Nas datas, além do funcionamento de todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, serão disponibilizados postos volantes na Praça Dr. Arnolfo Azevedo, das 9h às 16h30. Aos pais, é importante destacar a importância da apresentação da carteira de vacinação, uma vez que as vacinas de poliomielite e sarampo fazem parte da rotina do calendário infantil e, segundo recomendações do Ministério da Saúde, algumas vacinas dependem de intervalos mínimos.

Para garantir a imunização de uma região, a recomendação internacional é que 95% das pessoas estejam protegidas. Em Lorena, a meta é vacinar 4500 crianças no período de campanha. A mobilização do Poder Público e pais este ano é primordial, principalmente porque o Ministério da Saúde expôs, em julho, o quadro de vulnerabilidade do país para doenças até então erradicadas, entre elas sarampo e polio.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Publicado por Guilherme Costa 

Fonte: Prefeitura de Lorena 

Imagem: Divulgação Prefeitura de Lorena