Secretaria de Saúde de Lorena orienta a população sobre prevenção à febre maculosa
19/10/2018 09:29 em Saúde

Após o registros de seis casos da doença confirmados na região, cinco em São José dos Campos e um caso em Ubatuba, a preocupação com a febre maculosa tem ressurgido no Estado de São Paulo, em especial no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Isso 

A Secretaria de Saúde de Lorena,  alerta a população sobre os riscos e orienta sobre os sintomas e tratamentos para Febre Maculosa, uma doença infecciosa febril aguda, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Vale lembrar que apesar disso a cidade não teve nenhum caso registrado da doença.

Os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma; o carrapato-estrela. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, os pequenos roedores, as capivaras, equídeos, canídeos e algumas aves passeriformes têm participação no ciclo da FM. E já existem estudos que mostram o envolvimento destes animais no ciclo enzoótico e epidêmico da doença, podendo atuar como hospedeiros de carrapatos de importância médica, amplificadores de riquétsias e transportadores de carrapatos potencialmente infectados.

Em humanos, a febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado e a transmissão geralmente ocorre quando o carrapato permanece aderido ao hospedeiro por um período de, pelo menos 4 a 6 horas. Não há transmissão entre seres humanos, não sendo necessário o isolamento do paciente.

Sintomas

 

A população deve procurar atendimento médico se apresentar sintomas como: febre associada a forte dor de cabeça; dores pelo corpo; cansaço; falta de vontade se alimentar; dor de barriga; ânsia de vômito e pequenas manchas pelo corpo, no período de 2 a 15 dias após ter frequentado área de mata, pasto, rios ou lagos e, tiver tido contato com animais ou ter encontrado sinais de picada pelo corpo. Ao chegar ao serviço de saúde, é importante que a pessoa relate estas informações ao profissional da saúde, para facilitar o diagnóstico.

 

Tratamento

 

O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença. É Importante procurar unidade de saúde em caso de suspeita da Febre Maculosa. O tratamento se dá com o uso de antibiótico e o diagnóstico é feito por exame e enviado ao Instituto Adolfo Lutz, com resultado em até 30 dias.

O sucesso do tratamento, com consequente redução da letalidade, está diretamente relacionado à precocidade de sua introdução e à especificidade do antimicrobiano prescrito.

 

Medidas Preventivas

 

Quanto mais rápido uma pessoa retirar os carrapatos de seu corpo, menor será o risco de contrair a doença. Nos casos de contato com áreas com presença de carrapatos, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e calça comprida com a parte inferior colocada para dentro das meias. Dar preferência para roupas de cor clara, para facilitar a visualização dos carrapatos. Após a utilização, colocar todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos mesmos.

 

 

Publicado por Guilherme Costa 

Fonte: Prefeitura de Lorena  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!