150 casos de dengue confirmados em Lorena
08/05/2019 09:17 em Saúde

O aumento dos casos de dengue em Lorena está cada vez mais preocupante. Segundo o último boletim apresentado pela Secretaria de Saúde nesta terça (07), houve aumento de 123 para 150 casos confirmados da doença, todos contraídos na cidade. Das 401 notificações registradas desde janeiro deste ano, 52 ainda aguardam confirmação. O boletim ainda informa que não houve notificações de zyka, chikungunya e febre amarela.

 

Ainda de acordo com o relatório, no total, 22 bairros têm pelo menos um caso confirmado de dengue. Os bairros Santo Antônio, Cecap, Vila Hepacaré, Cidade Industrial, Campos dos Ipês, Olaria e Centro são os que apresentaram índices mais elevados.

 

Treinamento Exercito 2Frente ao aumento expressivo dos casos da doença, a Secretaria de Saúde tem intensificado a operação cata-treco, que entre os dias 8 e 10 de maio (esta semana) passará pela Cidade Industrial. Além da operação, a vistoria casa a casa, realizada rotineiramente, também foi intensificada. Desde o dia 02 de maio, os trabalhos contam com o reforço de 20 militares do Exército nas ruas, e a Vigilância Sanitária tem fiscalizado borracharias. A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o UNIFATEA vem realizando ações de prevenção e projetos para desenvolvimento em instituições de ensino.

 

A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada no início deste ano, apontou que 7 a cada 100 imóveis apresentaram focos do Aedes Aegypit. As vistorias realizadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica detectaram que a maior parte dos focos do mosquito nas residências estavam em ralos, esgoto, latas, frascos e plásticos reutilizáveis e pratos de plantas. Por isso, a Prefeitura continua contando com a colaboração dos moradores para que fiscalizem suas casas e a vizinhança e para que recebam os agentes da operação cata-treco e sigam suas orientações.

 

A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento:

 

  • fazer repouso;
  • ingerir bastante líquido (água);
  • não tomar medicamentos por conta própria;
  • a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
  • o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.

 

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

 

Havendo qualquer suspeita, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Prefeitura de Lorena

 

Imagem: Internet  

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!