Espaço Saúde do UNIFATEA é referência no trato de lesões e feridas de pele com atendimento gratuito
05/07/2019 09:26 em Saúde

 

Por Vitória Nicoli

Referência no trato de feridas e lesões de pele, a unidade Espaço Saúde do UNIFATEA atende em média 6 mil pacientes por ano. Fundado em 2004 pelos professores do curso de Enfermagem, o espaço tem o objetivo de tratar de toda e qualquer tipo de lesão causada na pele, como: as causadas por diabetes, queimaduras, lesões por pressão, úlcera venosa e entre outros.

O intuito é ir além da teoria dada em sala de aula, explica a Pró-Reitora Acadêmica, Profª Drª Luciani Alvareli, “A relevância em ter o Espaço Saúde é poder promover o atendimento ambulatorial para a população do município de Lorena e região, e a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão aos docentes e discentes do UNIFATEA de modo a integrar teoria e prática acadêmica do curso de Enfermagem e cada vez mais buscar favorecer uma formação integral aos graduandos dos cursos da área de saúde e afins”.  

Com o fluxo de atendimento de 25 pessoas em média por dia, os pacientes são atendidos por enfermeiros estagiários, enfermeiros voluntários e professores que auxiliam nos atendimentos. A maioria dos pacientes são idosos e por isso, os enfermeiros além de cuidarem das lesões, se preocupam com o lado emocional. “A ferida não é só uma ferida física, ela vem da alma”, conta a estagiária Leidiane Maiara de Oliveira, do 3º ano do curso de Enfermagem, que considera estagiar na unidade um aprendizado único. “A gente consegue colocar em prática tudo aquilo que a gente aprende em sala de aula”, conta a estudante.

 

“O aluno é orientado a aprender: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver junto, aprender a conhecer, seguindo o que determinam as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem. O aluno de Enfermagem sob a coordenação da Professora Mestra Ana Beatriz Morita, acompanhamento e orientação das prof. Regina Célia e prof. Bruna Concolato, realizam os procedimentos com as práticas educativas, que são determinadas junto às Unidades Curriculares dos cursos.  A formação do Enfermeiro no UNIFATEA visa as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade na humanização do atendimento com qualidade e atenção. Neste aprofundamento, o Enfermeiro confronta os conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo de sua formação, em especial no que se relaciona ao estágio supervisionado em ambulatório de especialidade (feridas) como um caminho que possibilita ao aluno como sujeito social transformar-se e transformar seu contexto,” conclui a Pró-Reitora.

Todo cuidado acadêmico é refletido na satisfação dos pacientes, como é o caso do paciente, Emerson Leandro, da cidade de Lorena, “Sou tratado muito bem aqui, e bota bem nisso! ” 

Outra paciente que demonstra seu contentamento pela forma do tratamento é Maria Aparecida de Jesus, de Lorena. “Eles tratam a gente muito bem, gosto muito daqui, sou paciente há mais de um ano, vejo melhora no meu tratamento”, diz a paciente que trata de ferida causada pelo diabetes.

O material utilizado no espaço é doado pelas Secretarias de Saúde de cada cidade da região para os tratamentos que são gratuitos. Também há pacientes que trazem os próprios materiais para serem usados em sua consulta.

O espaço está localizado na rua Joaquim A. Figueira, Vila Celeste, próximo ao UNIFATEA na cidade de Lorena. As consultas são totalmente gratuitas e devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (12) 3103-2473, o local funciona de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Unifatea

 

Imagem/Divulgação:Unifatea

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!