Lorena recebe exposição Energia da Língua Portuguesa
20/08/2019 11:00 em Novidades

Nos dias 23 e 24 de agosto, a família lorenense pode prestigiar a exposição “A Energia da Língua Portuguesa”, promovida pela EDP Bandeirante. Utilizando a estrutura móvel de uma carreta, a exposição conta ao todo 300 metros quadrados e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, além de curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo.

A mostra já percorreu 18 cidades de oito estados e foi visitada por mais de 23 mil pessoas. Além da exposição em si, o visitante poderá aproveitar as seguintes atrações:

  • Manifesto: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.
  • A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.
  • Linha do tempo Brasil X Portugal: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.
  • Gerador de Sotaques: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.
  • Uma Língua Cheia de Energia e História: Mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.
  • Letra por Letra: O visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.
  • EDP e o Museu da Língua Portuguesa: Do Museu da Língua Portuguesa, para Vitória, de Vitória para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.
  • Recite seu Poema: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.
  • Área externa: O visitante poderá se divertir numa piscina de letrinhas; colar na pele palavras e trechos de poemas; e decorar painéis com carimbos. Além disso, contará com ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira.

A exposição acontece na Praça Doutor Arnolfo Azevedo, no dia 23, das 9h às 18h, e no dia 24, das 10h às 19h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Prefeitura de Lorena 

 

Imagem/Divulgação:Prefeitura de Lorena 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!