Centro de Esterilização Animal de Lorena
28/11/2019 10:54 em Novidades

O Centro de Esterilização Animal (CEA) alcança, no mês de dezembro, a marca de 6 mil cirurgias de castração, realizadas dentro dos melhores padrões de qualidade e segurança para seus pacientes. O procedimento de castração é feito em um prédio exclusivo para este fim, localizado na Vila Cida, em um investimento da Prefeitura, que conta com recepção, sala de preparo, sala de recuperação, sala de utilidades, sala de esterilização de materiais e centro cirúrgico, equipados conforme as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Em abril deste ano, o CEA já havia alcançado a marca de 5 mil procedimentos, isso significa que, em um período de quase oito meses, mil cirurgias foram feitas. Totalizando, em média, 125 atendimentos por mês.

O espaço, inaugurado em 2015, completa 4 anos em dezembro e irá passar por manutenção, que inclui a pintura interna e externa do prédio, com previsão de 15 a 20 dias para ser finalizada. Os atendimentos não serão paralisados.

O principal objetivo do Centro de Esterilização Animal é fazer o controle populacional de cães e gatos do município de Lorena, através da cirurgia de castração dessas espécies, diminuindo assim, a incidência de animais de rua e também a taxa de abandono. Além da prevenção de zoonoses e outros agravos, o controle populacional dos animais traz diversos benefícios não só para população humana, como também para os animais, isso inclui diminuição da incidência de câncer de mama, nas fêmeas, diminuição de câncer de próstata e testicular nos machos, prevenção de doenças do aparelho reprodutor, minimiza a demarcação territorial pela urina, melhora do comportamento, dentre outros benefícios.

Além da cirurgia, os animais também recebem vacina antirrábica, além de um implante de microchip, que proporciona a identificação única deste animal e também o registro do mesmo, em nome de seu proprietário ou guardião.

O agendamento pode ser feito de forma presencial pelo dono do animal de segunda a sexta, das 8h às 12h na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do proprietário / guardião do animal (CPF, RG e Cartão SUS) e comprovante de residência. A cirurgia não será cobrada. O proprietário pagará somente o microchip que será inserido no animal no momento da cirurgia. Entidades de proteção animal e população de risco e vulnerabilidade social estarão isentas da cobrança. O serviço é exclusivo para moradores de Lorena. 

Mais informações, ligue (12)3159-3300

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena 

 

Imagem/Divulgação:Prefeitura de Lorena

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!