Nova ADL realizada em Lorena
29/11/2019 11:45 em Saúde

Uma nova Avaliação de Densidade Larvária realizada pelo departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde aponta queda no índice de focos do Aedes Aegypti, mosquito causador das arboviroses como Dengue, Zyka, Chikungunya e Febre Amarela. A análise tem como objetivo avaliar a presença de larvas em todos os possíveis criadouros.

No mês de Outubro, a cada 100 residências, foram encontradas larvas de Aedes aegypti em 1,6 residências. É notória a diminuição da presença de larvas nas casas desde abril, quando o índice alcançou a marca de 5,8 e foi decretada epidemia de Dengue. Tal diminuição é atribuída ao trabalho conjunto realizado entre prefeitura e população, por meio da operação cata-treco, orientações dos agentes de saúde e reforço da vigilância dos próprios moradores da cidade.

Apesar da queda, o índice ainda se encontra acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, o que indica a existência de risco para uma nova epidemia, caso o cuidado casa a casa seja negligenciado. Assim sendo, a Secretaria de Saúde solicita novamente à população que continue realizando, diariamente, os procedimentos necessários para eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue. Vale lembrar que os principais recipientes em que são encontradas larvas de Aedes aegypti são: prato pingadeira, bromélias, consumo animal e ralo externo. Portanto, não deixe que o acumulo de água aconteça e, a cada três dias, deposite cloro ou água sanitária em ralos, etc.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena 

 

Imagem/Divulgação:Prefeitura de Lorena

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!