Dezembro Verde: Abandono e maltrato de animais é crime!
12/12/2019 08:00 em Novidades

O mês de dezembro é marcado pela campanha #DezembroVerde de conscientização contra o abandono e maltrato de animais. A escolha do mês se dá pelo alto número de ocorrências do tipo. Isso porque, nessa época, algumas pessoas abandonam seus pets por conta das viagens de férias.

Outra ocorrência muito comum é adoção irresponsável, que se dá quando há arrependimento de levar o cão ou gato para a casa, ou quando o guardião não toma os devidos cuidados com veterinário, ou mesmo quando submete os pets a cruzamentos não desejados.

Vale ressaltar que, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal a morte, abandonar e maltratar animais é crime (Lei Federal 9605 de 1998):

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
  • 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Casos de maus tratos e abandono podem ser denunciados à Polícia Civil, na delegacia mais próxima, ou pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. Havendo necessidade de intervenção policial, pode-se acionar a Policia Militar pelo 190. Situações em que se note más condições de higiene podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária. 

Pensando em evitar situações como estas, a Prefeitura de Lorena dá algumas dicas para a guarda responsável de animais:

Identificação e registro: é importante que seu cão esteja devidamente identificado caso se perca. Grave seus dados de contato na placa de identificação presa à coleira. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do cão pelo Médico Veterinário, para facilitar sua identificação.

Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.

Oferecer um abrigo: se seu cachorro vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.

Brincadeiras e exercícios: passeios são importantes para todos os cães, pois permitem que eles se exercitem física e emocionalmente. As brincadeiras os estimulam mentalmente. Eles gostam de recuperar, esconder e procurar objetos.

Liderança amorosa: de reforços positivos. Estabeleça limites e recompense o cão quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu cão se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.

Socialização: desde filhote, acostume seu cachorro a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas.

Higiene e combate de parasitas: escove seu cão e dê banhos com frequência. Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim, e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.

Vacinação: vacine seu cachorro todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.

Cuidados com a saúde: além de manter a vacinação em dia, faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais. Prevenir é o melhor caminho quando o assunto é a saúde do seu cão.

Esterilização: também conhecida como castração, o procedimento ajuda a diminuir a incidência de animais de rua e a taxa de abandono, por meio do controle populacional de cães e gatos, e influencia na diminuição dos casos de câncer de mama, nas fêmeas, diminuição de câncer de próstata e testicular nos machos, prevenção de doenças do aparelho reprodutor, minimiza a demarcação territorial pela urina, melhora do comportamento, entre outros.

Em Lorena, o Centro de Esterilização Animal realiza, gratuitamente, cirurgias de castração, dentro dos melhores padrões de qualidade e segurança. Neste mês, o espaço conquistou a marca de 6 mil atendimentos. Além da cirurgia, os animais também recebem vacina antirrábica e um implante de microchip, que proporciona a identificação única deste animal e também o registro do mesmo, em nome de seu proprietário ou guardião.

O agendamento pode ser feito de forma presencial pelo dono do animal de segunda a sexta, das 8h às 12h na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do proprietário / guardião do animal (CPF, RG e Cartão SUS) e comprovante de residência. A cirurgia não será cobrada. O proprietário pagará somente o microchip que será inserido no animal no momento da cirurgia. Entidades de proteção animal e população de risco e vulnerabilidade social estarão isentas da cobrança. O serviço é exclusivo para moradores de Lorena.

Outra dica é: se for viajar, leve o seu pet com você. Se não for possível, deixe-o aos cuidados de um amigo ou parente confiável, mas jamais o abandone, pois ele nunca te abandonará.  Para ele, você é a melhor pessoa do mundo!

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena   

 

Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!