234 casos de dengue em Lorena
03/02/2020 11:05 em Saúde

Em praticamente um mês, os casos de Dengue em Lorena chegam à marca de 234. O número preocupa a Secretaria de Saúde que, desde o último dia 20, disponibilizou um Hospital de Campanha para atender, exclusivamente, casos suspeitos da doença.

O Hospital de Campanha, inicialmente montado na sede da secretaria, foi transferido para o complexo da Santa Casa de Lorena, onde passou a operar desde o último dia 23. O local realiza exames para diagnóstico além de oferecer tratamento que inclui, a depender do quadro do paciente, hidratação endovenosa e entrega de medicamentos.

Do total de 598 notificações no período, 301 aguardam análise laboratorial e que o número de confirmações pode aumentar. Diante do cenário encontrado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica intensificou os trabalhos dos Agentes de Controle de Vetores em relação às orientações casa a casa, nebulização nos bairros onde há casos reagentes, dependendo do caso, eliminação manual dos criadouros do Aedes Aegypti.

A partir da próxima segunda-feira (03), equipes da Secretaria de Saúde farão mutirão de limpeza nos bairros. O primeiro a receber é o Parque das Rodovias, que concentra o maior número de casos.

Vale ressaltar que não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento:

Fazer repouso;

Ingerir bastante líquido (água);

Não tomar medicamentos por conta própria;

A hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);

O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38,5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal-estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Publicado por Guilherme Costa 

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena   

 

Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena    

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!