Atenção: Epidemia de Dengue em Lorena
06/02/2020 09:37 em Saúde

O último levantamento realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Lorena possui 387 casos confirmados da doença e 309 suspeitos, que aguardam resultado laboratorial. O número coloca a cidade em estado de epidemia. A declaração foi realizada na tarde desta quarta-feira (05) pela Secretaria Municipal de Saúde.

O alto índice de chuvas registrado em janeiro, além de trazer transtornos em decorrência do descarte irregular de lixo em bueiros e leitos de rios, ou ocasionar deslizamentos em regiões de encostas, é um fator determinante na proliferação do Aedes Aegypti quando relacionado a pontos de acumulo de água.

O mosquito da dengue, como é comumente chamado, deposita seus ovos em locais com água parada. Os ovos, por sua vez, eclodem em poucos dias e, com isso, a população do inseto tende a aumentar. Por isso, o trabalho conjunto entre Prefeitura e cidadão lorenense tem que ser cada vez mais intenso.

Como a dengue não tem cura, a melhor medida é a prevenção. Diante disso, a Secretaria de Saúde adotou o Hospital de Campanha para conferir mais celeridade ao atendimento de casos suspeitos, além de desafogar o fluxo do Pronto Socorro.

Outra medida é o mutirão de limpeza, cujo primeiro bairro atendido foi o Parque das Rodovias, região com mais casos. Além disso, as visitas casa a casa, nebulizações e passagem do carro da fumaça tem sido intensificadas.

O cidadão lorenense pode ajudar, também, prestando orientações aos seus vizinhos e atuando como fiscais de suas ruas. Ao tomar ciência de terrenos aparentemente abandonados, com mato alto, infestação de insetos e que tenha possíveis focos do Aedes Aegypti, denuncie à Vigilância Sanitária.

A denúncia deve ser realizada pessoalmente, basta comparecer ao local portando um documento oficial com foto e dados mais precisos possíveis a respeito do terreno, como ponto de referência, número. A partir da notificação por parte do órgão, o proprietário tem dez dias para providenciar a limpeza do local. O não cumprimento está sujeito à multa de 20 a 40 UFESP’s.

A Vigilância Sanitária, em Lorena, funciona na Secretaria Municipal de Saúde, que fica à Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38 – São Roque.

 

Publicado por Guilherme Costa 

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena   

 

Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena   

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!