Dengue e Lixo uma combinação Perigosa
09/03/2020 08:11 em Saúde

A Prefeitura de Lorena tem trabalhado fortemente no combate à Dengue com novas ações, estratégias e buscando parceria com a população. Cabe ressaltar que foram confirmados, até o momento, 1412 casos da doença e que Lorena segue em estado de epidemia. Porém, alguns moradores ainda não estão fazendo a sua parte, ao contrário, continuam a ter comportamentos inadequados e irresponsáveis

A Secretaria de Serviços Municipais retira diariamente aproximadamente 20 a 25 caminhões de lixo, o que totaliza uma média de 35 a 50 toneladas de lixo/dia. A operação Cata Treco tem sido realizada nos bairros de maior índice de proliferação do mosquito, atualmente está sendo realizada na Vila Hepacaré no  quadrante que compreende a Rua Tupi até Rua Santa Catarina e Av. Thomaz Alves de Figueiredo até a Estrada Municipal Santa Terezinha.

O carro de fumaça, também tem feito nebulizações por toda a cidade e os agentes de saúde realizando visitas casa a casa, orientando e removendo possíveis focos de dengue. Entretanto a soma dessas ações, tem sido insuficiente, pois falta colaboração de boa parte da população, que deliberadamente tem descartado lixo de forma irregular em terrenos, rios, ruas, estradas rurais, dificultado e muito os trabalhos das equipes de Serviços Municipais que além destas novas ações, mantém um cronograma diário.

Apesar das inúmeras ações que a prefeitura tem realizado para minimizar o problema, se não houver o comprometimento e a parceria da população, todo esse trabalho acaba sendo insuficiente para solução da questão e para o combate à dengue. É preciso que a população, que já é consciente da gravidade, colabore nesta campanha. O lixo é um dos maiores vilões na questão da saúde pública, o acúmulo de lixo em terrenos baldios e ruas são verdadeiros focos de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, além do principal causador dos alagamentos e enchentes. 

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena  

Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!