22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
23/03/2020 12:25 em Saúde

Tem início, nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Na primeira fase, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

Durante a campanha, a UBS Vila Nunes, UBS Cecap, UBS Industrial, UBS Bairro da Cruz, estarão realizando apenas a vacinação contra Influenza. A vacinação de rotina dessas unidades será centralizada no Ambulatório de Especialidades II, cito à Rua Tupi, nº 350, Vila Hepacaré. Nas demais Unidades de Saúde a vacinação de rotina será realizada normalmente, seguindo um fluxo diferenciado para os idosos. As Unidades funcionarão no horário de 7:30 às 16:30 h, de 2ª a 6ª feira.

O fluxo diferenciado para a vacinação dos idosos é uma recomendação do Ministério da Saúde, e consiste na realizando dessa ação preferencialmente numa área externa, aberta, que minimize a aglomeração e consequente a exposição do idoso à transmissão do Covid-19.

 

Vacinação em três etapas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é dividida em três etapas. A novidade para este ano é a inclusão de dois novos grupos a serem contemplados: 

 

  • portadores de deficiência física, mental, sensorial, visual, auditiva, entre outras;
  • adultos de 55 a 59 anos.
  • Além disso, é necessário ficar atento a algumas precauções:

 

Pessoas que apresentem quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

Pessoas com histórico de anafilaxia a doses anteriores: administrar a vacina sob observação;

Pessoas com histórico de alergia a ovo que, após a ingestão do mesmo apresentaram apenas urticária: administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena    

Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!