Lorena: Atualização Covid 19
24/03/2020 12:09 em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que recebeu contato da assessoria de comunicação da EEL-USP a respeito de uma estudante do município de Guarulhos, que informou à universidade que havia realizado exame laboratorial em serviço privado para Covid-19, no município de Guarulhos, e que o mesmo apresentou-se detectado (positivo). Como preconiza o Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, realizou contato telefônico com a estudante em questão para as devidas investigações epidemiológicas, bem como acesso ao resultado do exame, o que prontamente foi atendido.

Diante do resultado positivo, a Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo, foi imediatamente informada. Ressalta-se que o Ministério da Saúde, Vigilância Epidemiológica do Estado São Paulo, tem como protocolo a contra prova de todos os exames

A secretaria informa, ainda, que ,às 18h15, recebeu do laboratório privado a contra prova oficial de confirmação para COVID-19 da jovem estudante, 20 anos, que encontra-se em isolamento domiciliar no município de Guarulhos, desde o dia 13/03/2020. Ressalta-se que, no critério epidemiológico, o caso é identificado como importado, e que o mesmo foi notificado no município de Guarulhos/SP, e não em Lorena/SP. Informa, também, que a Vigilância Epidemiológica municipal está tomando as medidas quanto à rastreabilidade dos possível comunicantes para informações e orientações quanto aos cuidados de saúde.

Aos possíveis comunicantes e à toda população, a secretaria informou as medidas necessárias quanto a importância do isolamento social, como atitude imprescindível para minimizar a circulação do vírus. Caso apresente intercorrências do tipo:

  • Sintomas leves: Dor de Garganta, sem febre e alterações respiratórias (tosse, coriza). PERMANECER EM CASA.
  • Sintomas: Febre e sintomas respiratórios leves (tosse, coriza). PROCURAR UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.
  • Sintomas Agravados: Febre e Falta de ar ou desconforto respiratórios. PROCURAR O SERVIÇO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

Fonte: Prefeitura de Lorena    

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!